Fechar

What are you looking for?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Tópico original:

Samsung S22 Plus - Capacidade da bateria

(Tópico criado em: 23-09-2023 09:32 AM)
1242 Apresentações
TMFA
Explorer
Opções
Bom dia a todos,

Comprei um S22 Plus em Outubro de 2022 e reparei pouco depois que a capacidade da bateria rondava os 4.200mah. Segundo as informações oficiais, a capacidade típica da bateria deveria rondar os 4.500 mah com um mínimo de 4.370 mah. 

Como as medições de capacidade de bateria são sempre algo imprecisas, optei por não ativar a garantia, mas tenho verificado que a capacidade da bateria tem vindo a reduzir para valores em torno de 4.000 mah (o desgaste é natural do uso da bateria, mas já estamos a falar de um desvio relevante face aos valores mínimos/ típicos para um uso bastante moderado do equipamento ao longo destes meses).

Alguém detectou diferenças similares entre a capacidade efetiva da bateria e a capacidade mínima / típica? 

Sinto que este é um dos fatores que torna a autonomia do meu S22 Plus ainda pior do que o "normal" ou "expectável" para este equipamento.

Não tenho tido experiência com a Samsung a este nível, pelo que não faço ideia da politica da garantia sobre as baterias.

Obrigado!

0 Gostos
5 Respostas
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Olá @TMFA 

Tendo em conta que tem praticamente um ano e mediante o teu uso, creio que poderá estará dentro dos "valores normais", já que há quem indique que ao fim de 1 ano ou 2 deve trocar-se a bateria para um melhor rendimento, apesar das situações inerentes ao modelo em questão, (aquecimento e consumo excessivo de bateria, principalmente). 

Adicionalmente, a nível de garantia existem países que é de 12 meses. No entanto, em Portugal, não existe uma referência concreta em relação a isso, pelo que o histórico aqui na Comunidade depende de cada relatório de Centro Técnico/Loja Samsung.

No site da Samsung é ainda descrito que "a garantia não é aplicável a problemas que não estejam diretamente relacionados com defeitos de material, conceção ou mão-de-obra. Na medida do legalmente permitido, a garantia não cobre: A diminuição do desempenho dos componentes consumíveis, tais como baterias, ao longo do tempo, a menos que a avaria se tenha devido a defeitos de material, conceção ou mão-de-obra."

Como tal, eu diria para ir a um Centro de Assistência Autorizado e solicitar uma verificação. 

XIKO29
Big Cheese
Opções
Concordo que apesar do que a Samsung diz, ele deve ir a um centro de assistência (não perde nada com isso), mas tenho uma questão:

Quem diz, ou "indica que ao fim de 1 ou 2 anos deve trocar-se a bateria para um melhor rendimento"? Ou não sabe o que diz, ou sabe que certas baterias usadas são fracas.
0 Gostos
TMFA
Explorer
Opções
Obrigado! Vou tentar ver esta questão com um centro de assistência.

O tema da troca de bateria ao fim de 1 ou 2 anos é que não me faz muito sentido também, porque já usei produtos de outra marca em particular e a bateria ao fim de 3 anos ainda retinha 93% da capacidade inicial. Sei que este assunto é sensível a variáveis específicas como as condições de uso, etc., mas serve-me como referência para aquilo que seria o desgaste "normal" da bateria de acordo com a minha utilização, uma vez que praticamente não alterou desde então.

De qualquer modo, obrigado pelo input!
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
Não faltam recursos na Internet com boa reputação que explicam o porquê do desgaste de bateria e a indicação de substituição da bateria de telemóvel ao fim de dois anos.

A afirmação do @Ricardo_S7 é válida para as típicas baterias de lítio presentes nos telemóveis. Existe um número máximo estimado de ciclos de carregamento, devido às limitações químicas dos materiais. Em termos de espectativa, um telemóvel que seja carregado uma vez por dia ao longo de dois anos deverá manter uma carga à volta de 80% em relação à carga original.

Claro que o valor varia de acordo com muitos outros factores, a começar pelo uso típico (se deixa descarregar frequentemente até 0% e se carrega até 80% ou até 100%), o ambiente (calor, humidade, etc.), se faz uso do telemóvel enquanto este está a carregar, se usa o carregamento rápido, se usa carregamento por indução,...).

Dado que não é possível definir e medir com precisão todos os parâmetros que influenciam a vida da bateria, a indicação dos 2 anos (que dariam 730 ciclos de carregamento se fossem completos de 0% a 100%) é um indicador médio com um relativamente bom previsor de fim de vida de bateria (que, tipicamente, é indicado entre 300 e 500 ciclos completos).

Se queres mesmo perceber o quão errado eu estou e o quão difícil é estar certo, podes fazer uso deste link: https://batteryuniversity.com/article/bu-808-how-to-prolong-lithium-based-batteries
XIKO29
Big Cheese
Opções
O meu comentário não foi como o se tivesse sido o Ricardo a afirmar, mas sim a quem diz o que ele transcreveu.

Quanto às baterias, óbvio que depende do uso que se lhes dá, e por mais conselhos dados ao longo dos anos, há sempre quem não se mentalize/não queira saber (e depois queixam-se*). Mas, 1 ano acho que não faz sentido; 2 anos ainda vá lá, mas se as pessoas seguirem o conselho, duram mais sem problemas.

E depois há o facto de que, como qualquer outra peça de desgaste, obviamente que se se trocar todos os anos, o rendimento vai ser sempre superior.

*Estou a falar no geral, e não a referir-me ao autor desta publicação!