Fechar

What are you looking for?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Tópico original:

SMARTV SAMSUNG 50" TU8000 CRYSTAL UHD apresentando problemas de LINHAS HORIZONTAIS

(Tópico criado em: 21-02-2022 06:28 PM)
5248 Apresentações
David_98
Student
Opções

Em 22 de outubro de 2020, após mais de oito meses trabalhando, analisando as opções do mercado e juntando dinheiro, finalmente comprei uma SmartTV. Eu optei por comprar a Smart TV 50” Crystal UHD 4k TU8000 da Samsung através do APP da minha mãe, o Magulu da Magazine Luiza, acreditando que estava adquirindo, naquele momento, um bom produto de uma boa empresa, através de uma boa loja. No entanto, após 1 ano e 3 meses (15 de fevereiro de 2021), convenientemente logo após o vencimento da garantia, a minha TU8000 começou a apresentar uma linha horizontal preta no centro direito da tela, conforme mostra a imagem abaixo. Imediatamente, entrei em contato com a empresa através da página oficial do Twitter, dando início ao atendimento. Eles solicitaram alguns documentos e pediram 5 dias para dar uma resposta conforme protocolo de análise nº 1198237899. Ontem, domingo (21 de fevereiro de 2021), recebi a ligação de uma funcionária da Samsung informando que nada poderia ser feito pela Samsung em razão do vencimento da garantia e que eu poderia apenas acionar um técnico para avaliação e, posteriormente, direcionar o produto à assistência técnica da empresa; mas eu teria que arcar com os custos de reparo, bem como da avaliação técnica.

No entanto, ciente de que sempre cuidei muito bem da minha televisão; ciente de que esta é uma reclamação recorrente acerca desse produto da Samsung, como pode-se perceber através das milhares de reclamações encontradas em sites como Reclame Aqui, Youtube e a própria comunidade da Samsung; e ciente dos direitos previstos pelo código de defesa do consumidor, rejeitei arcar com os custos de reparo da TU8000 por este problema evidenciar um claro problema de fabricação ou vício oculto que, convenientemente, aparece com mais frequencia assim que a garantia vence.

Os links dos sites com as reclamações mencionadas estão dispostos abaixo.

Reclame Aqui: https://t.co/wq6i4ba7hg

Youtube: https://youtu.be/eGA9kE8eaPY

Samsung Comunnity: https://r1.community.samsung.com/t5/tv-%C3%A1udio-e-v%C3%ADdeo/bd-p/st-tv-av?s=08

Apenas atualizando, desde a primeira reclamação acerca da linha horizontal central direita, já surgiram mais 4 linhas novas. Uma fixa na parte inferior esquerda e 3 instáveis que piscam, aparecem e desaparecem uns 10 centimetros abaixo da linha central direta.

Reitero que, conforme os relatos de pessoas que adquiriram o mesmo televisor e estão tendo o mesmo tipo de problema, o problema poderá se agravar, aparecendo mais linhas, entrando em loop de desligar e ligar a TV e seguindo até mesmo ao desligamento permanente do produto. No momento, estou tendo o primeiro problema, mas ele está se agravando muito rápido.

Através dessa publicação, tenho a intenção de resolver esse problema amigavelmente com a samsung, solicitando que a mesma seja responsável com os produtos que dispõe no mercado, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor no art 18 da seção III e no art 23 da mesma seção.

“Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor” (seção III, Art 18 do CDC)

“A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade.” (seção III, Art 23 do CDC)

Quanto a alegação de impossibilidade na repação do produto pela empresa através de sua atendente em função do “vencimento da garantia” de 1 ano, a mesma não se sustenta, uma vez que, em se tratando de um vicio oculto, o prazo de decadência e prescrição previsto na seção IV Art 26 e parágrafo 3º do CDC é contado a partir do momento em que o vício é identificado e não após a aquisição do produto.

“§ 3° Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito” (Seção IV Art 26 “§ 3° do CDC )

Através dessa publicação também afirmo que a Samsung já foi informada sobre o problema pelo Twitter (15/02/2022 ou 16/02/2022) e se negou a se responsabilizar ao informar que eu teria que arcar com os custos de reparação e visita técnica, o que pode ser verificado através do protocolo de atendimento informado pela atendente (nº 3102235398) durante a ligação de ontem (21/02/2022).

Portanto, conforme previsto no CDC na seção III art 18 e parágrafo primeiro, a samsung tem um prazo de 30 dias para resolver o problema ou começar a efetuar as devidas restituições.

“§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III – o abatimento proporcional do preço.” (Seção III Art 18 § 1º do CDC).

Caso haja alguma dúvida por parte da empresa, informo que o mesmo problema também tem base no código civil Brasileiro, determinado pelo art 441 e o prazo de reclamação também é a partir do momento em que o problema é identificado e informado, conforme art 445.

Informo também que estou gravando vídeos para acompanhar a evolução do problema, afim de que não haja nenhuma alegação diferente por parte da empresa.

Através, também, desta publicação, reafirmo pela segunda vez, a existência de um problema nas SMART TV Crystal UHD 4K TU8000 produzidos pela Samsung e comercializados em lojas brasileiras e intercionais que se enquadra na definição de vício oculto descrita no CDC. No entanto, desta vez, estarei postando em três sites distintos (ReclameAqui, Consumidor.gov e Comunidade Samsung), afim de que a resposta seja mais efetiva.

No entanto, não sendo possível a resolução deste problema de forma amigável, estarei levando o caso ao PROCON da minha cidade, uma vez que comprei um produto “bom e durável” e recebi um produto ruim e com aparente prazo de validade por vício oculto.

Links com código de defesa do consumidor para consulta: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm ou https://www.procon.df.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Codigo-do-consumidor-FINAL.pdf

Links do Código Civil Brasileiro: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm ou https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70327/C%C3%B3digo%20Civil%202%20ed.pdf

20220215_190547.jpg20220215_190551.jpg20220215_190558.jpg20220220_130406.jpg20220220_130415.jpg20220220_130442.jpg20220220_130458.jpg20220220_130500.jpg

2 Respostas
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Olá @David_98 

Obrigado pela partilha.  No entanto, esta é a Comunidade Portuguesa de Portugal pelo que sugiro que contactes o Apoio ao Cliente da Samsung no Brasil ou coloques na Comunidade Brasileira para que seja acompanhado.

Renata 11
First Poster
Opções

Ola estou c mesmo problema que vc ...fiz um esforço tremendo pra comprar a minha TV e ela apareceu com esta mesma linha ... e está aumentando.. quero que a assistência me dê boas noticias mas pelo estou lendo a Samsung  não esta fazendo esforços para fidelizar os clientes e resolver seus problemas.  Já prevejo q terei q ir a justiça pq não irei ficar com prejuízo 

0 Gostos