Acho estranho só agora teres problemas com aquecimento excessivo do S20 Ultra. O processador utilizado na Europa, o Exynos 990, foi a gota que fez transbordar a estratégia da Samsung de ter um processador costumizado e passou a seguir as referências da ARM.
Fraca performance, aquecimento excessivo, duração da bateria inconsistente - tudo isto é "normal" com o teu equipamento. O que não é normal é o aquecimento excessivo actual. Tenho duas hipóteses:
1. A culpa é mesmo da actualização da Samsung. Se for este o caso, é provável que estivesses a utilizar o telemóvel no modo de poupança de energia e, com a actualização, passou para o modo normal. Adicionalmente, a Samsung retirou o GOS (Game Optimization Service) de funcionamento nalguns aparelhos, que limitava artificialmente o processador numa lista enorme de Apps; pode ter chegado ao teu com esta actualização.
2. A culpa é do WhatsApp. A app está a tentar implementar transferências de fotos e vídeos com mais qualidade (isto é, sem tanta compressão dos ficheiros). Não é descabido imaginar que estarão também a trabalhar em aumentar a qualidade das video-chamadas. Neste caso, estará a forçar mais o processador e o modem, gerando mais calor que o habitual. E o WhatsApp já deu problemas noutros processadores que também são menos optimizados (como na família S21 e S22) em video-chamadas.
Em termos dos culpados do costume, que são Apps em segundo plano, é também possível que tenhas instalado algo que está a consumir recursos do teu telemóvel, obrigando-o a trabalhar ainda mais intensamente - o que gera sempre calor. Podes tentar verificar se este comportamento ocorre em modo seguro para despistar.
Sugiro que, se não precisares do processador a trabalhar no máximo, para usares o modo de poupança de bateria. Da mesma forma, se não precisares da melhor qualidade de vídeo, podes limitar a qualidade nas opções do WhatsApp.