Fechar

What are you looking for?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Tópico original:

Incumprimento legal

(Tópico criado em: 04-11-2022 08:07 PM)
135 Apresentações
Members_62XpcUD
Apprentice
Opções

Caros senhores

Adquiri um Samsung Z Flip3 e para minha surpresa quando abri a caixa apenas ali vinha o telemovel e os manuais. Ora sendo o carregador e respectivo cabo indispensáveis ao seu uso é expectável que o mesmo seja incluido na embalagem (note-se que não estou a incluir os auriculares que a generalidade das marcas incluem). Da embalagem nada consta quanto à ausencia de tais elementos basilares ao uso do equipamento e cuja presença é expectável à luz do senso comum.

Só com o recurso a fontes como esta comunidade é que percebi o recurso ao argumento do ecologico que me parece mais um argumento economico.

Assim, penso que me é legitimo exigir remessa de tais equipamentos sob pena de nada dizendo ou fazendo comunicar o incumprimento legal às entidades competentes.

Aos demais utentes sugiro a mesma actuação já que ao abrigo dos direitos do consumidor temos direito a ser informados das condições em que adquirimos os equipamentos. 

11 Respostas
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Olá @Members_62XpcUD 

Compreendo o teu feeedback. Contudo, quando o equipamento é adquirido, seja no site ou em loja, existe a informação do que consta na caixa, conforme podes verificar no final da página disponível em https://www.samsung.com/pt/smartphones/galaxy-z-flip3-5g/buy/ no caso do site e em loja, quem o vende, tem a obrigação de informar o consumidor. 

Ainda assim, sugiro que exponhas a situação junto do Apoio ao Cliente da Samsung, para que seja devidamente analisada. 

0 Gostos
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
Em Portugal, é chato, mas não há nenhum incumprimento legal.

No Brasil, a Samsung já foi multada várias vezes e, actualmente, a sua concorrente Apple está impedida legalmente de vender os seus iPhones devido exactamente à falta do carregador na caixa.

Esta é a Comunidade de Portugal. Infelizmente, não é possível fazermos nada.
0 Gostos
Members_62XpcUD
Apprentice
Opções

É  semprepossivel fazer alguma coisa. Nao serei eu sozinho que provavelmente co seguirei mas se fizer mos suficiente pressao em instituições como a ASAE talvez mudem de musica.

Members_62XpcUD
Apprentice
Opções

Meu caro é muito bonito transferir as nossas responsabilidades para os outros. Eu nao vim ao site da Samsung ver o que trazia o equipamento. Alias nao foi a minha primeira escolha. Nao é o vendedor, que nao seja funcionario da Samsung que deve informar. A Samsung deveria na minha opiniao colicar bem legivel nas caixas qual o conteudo das mesmas. Afinal de contas quando vai ao cafe comprar tabaco é o vendedor que o tem de informar que fumar pode provocar cancro ou é o maço que o deve dizer?

0 Gostos
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Ninguém transferiu nada para ninguém, apenas disse que entendia e concordo. Contudo e se queremos saber, temos de nos informar antes de tomar uma decisão, sendo que fica ao critério de cada um. Neste caso, já não é novo, pois há 2 anos que não colocam carregadores nos topos de gama e gama média/alta. Não obstante o equipamento que tenho indica o que trás na caixa, pelo que os novos desconheço o que vem indicado.

Como referi acima, para maiores esclarecimentos ou reclamação, deves fazê-lo junto do Apoio ao Cliente da Samsung ou entidades competentes, uma vez que na Comunidade apenas te conseguimos dar feedback enquanto membros e não colaboradores da Samsung.

0 Gostos
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
Com base em que lei? É que não basta fazer barulho para que as instituições actuem; é preciso que haja substância na reclamação.
0 Gostos
Members_62XpcUD
Apprentice
Opções

Lei n.º 24/96, de 31 de Julho,  artº 8º, nº 1, als. a), e) e j) e nº  2, artº. 9º, nº 1

0 Gostos
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
A versão do DRE não tem alíneas. No entanto, se achas que isto é suficiente, força com a tua acção judicial! No máximo, consegues a resolução do contrato e a devolução do dinheiro; podes porém não ter um juiz simpático com a tua causa (porque a informação existe, embora não esteja na página inicial do site) e vais perder o teu tempo e dinheiro.

Sugiro que comeces pela DECO e exponhas o teu caso. Desde já te digo que esta agência de protecção ao consumidor ainda não encetou qualquer campanha contra os fabricantes de telemóvel no que respeita à falta dos carregadores nas embalagens.
Members_62XpcUD
Apprentice
Opções

Sabe? (não trato desconhecidos por tu) Tem toda a razão. Há duas posições de levar a vida: uma como cordeiros e outra como guerreiros. Não me encaixo na primeira. Tenho, por regra, uma postura de princípios, e não espero outra coisa dos outros (leia-se no caso a Samsung). No entanto guerras há que podemos e devemos lutar, sozinhos se necessário. Outras, particularmente quando confrontados com o conformismo de terceiros, não vale a pena. Esta não vale a pena.

O meu problema está resolvido. Fui à loja, devolvi o Flip e trouxe outro equipamento. Este traz tudo.

Assim o "problema" da Samsung entregar ou não carregadores já não é meu. Como diz o velho ditame "quem não está bem, muda-se". Eu mudei-me.

Felicidades a todos e adeus

0 Gostos