12-01-2023 04:04 PM - editado 12-01-2023 04:05 PM
Vivam!
Adquiri recentemente uma TV de 55'', modelo QE55QN90B. Neste momento a TV não tem uma semana.
A TV é excelente mas tenho experienciado o seguinte:
1) passados 20 minutos de funcionamento (de cada vez que ligo a TV), a grelha FALD (Full Array Local Dimming) começa a aparecer-me nas cores sólidas de azul, violeta e mangenta. Em brancos puros e muito intensos (tipo "flash"), também é possível ver. É subtil, mas o suficiente para estragar a experiência de vizualização.
2) a grelha não é uniforme, aparecendo apenas na zona esquerda da TV, ocupando sensivelmente 1/5-1/4 da área total da tela, e estendendo-se na vertical com limites irregulares. A melhor descrição é: uma mancha quadriculada de luminosidade, onde dá claramente para ver os limites de cada mini LED individual.
3) não é possível fotografar ou fazer filme (pelo menos, com as câmaras normais dos telemóveis). Só mesmo em pessoa e a olho nu
4) sobre a grelha de ventilação na parte superior trazeira da TV e do lado da mancha, sinto um ligeiro cheiro a queimado, coisa que não acontece na grelha de ventilação do lado direito da TV onde o problema visual não existe. Coincidência?
Alguém já passou por esta experiência? Não estou nada agradado com esta situação.
em 12-01-2023 04:19 PM
Olá @niant
Obrigado pela partilha. Espero que alguém te consiga dar feedback. Caso contrário o melhor será expor a situação junto do Apoio ao Cliente da Samsung e verificar o que por eles é indicado 😉
12-01-2023 04:29 PM - editado 12-01-2023 04:30 PM
Obrigado pela mensagem. Vamos lá ver.
De facto, eu já cá tive um técnico, enviado pela loja onde comprei o equipamento. Foi-me dito que é uma "característica" da TV, mas não fiquei convencido. Agora as características das TVs modernas só aparecem depois destas aquecerem (os tais 20 minutos de funcionamento)? E também não acho normal ser tão visível. Eu detectei este problema em menos de 5 minutos mal a TV me chegou a casa.
Entretanto, contactei outro agente de suporte autorizado Samsung da minha zona de residência a fim de me dar uma segunda opinião. Estou a aguardar.
A ver vamos!
20-01-2023 02:27 PM - editado 18-12-2023 12:13 AM
Vivam.
Só para actualizar o tópico: devolvi a TV. Foi-me muito dificil aceitar a "característica". Se é para ver a grelha de mini leds em certas cores (consequência, ao que parece, da tecnologia actual), então prefiro adquirir uma TV a 1/3 do valor, com características semelhantes, como, aliás, acabou por ser o meu caso.
Apesar de serem outros modelos, não sou o único a experienciar este problema (defeito, na minha opinião):
https://www.avforums.com/threads/samsung-65q80b-dirty-screen-visible-fald-grid-actually.2438023/
No meu caso, não é tão uniforme, tratando-se mesmo de uma grelha cujos limites lembram uma mancha irregular.
em 17-12-2023 11:58 PM
Olá
Estou com o mesmo problema em uma Miniled QN90C com apenas 15 dias de uso. Sou do Brasil e acionei a garantia Samsung. Virão até minha casa avaliar e eu realmente espero que a TV ou a tela seja substituída. Não é possível que isso seja uma característica desta tecnologia de mini-led. Caso contrário
será uma tecnologia fadada ao fracasso.
em 18-12-2023 12:11 AM
Viva @admont ,
lamento a situação. O seu caso até me parece-me mais grave que o meu, pois eu não conseguia fazer com que a grelha se visse através de foto. É bem claro na imagem portanto imagino que em pessoa seja ainda mais.
"Característica" foi o que um dos técnicos que veio ver a TV chamou a isso.
No meu caso, a primeira vez aceitaram trocar pela garantia, mas depois, na segunda TV, que veio com o mesmo problema e até pior, já não aceitaram. Tive a sorte que a loja onde comprei aceitou a devolução. Acabei por comprar uma tv equivalente (características semelhantes para gaming) de outra marca por metade do preço, e estou bem contente com ela até hoje.
Espero que tenha mais sorte do que eu! Depois poste aqui como ficou a situação!
em 15-01-2024 07:18 PM
Alguém obteve solução nesses casos ou reparou se com o tempo de uso da TV essas marcações ficam menos visíveis?
Tenho uma QN90A há 3 anos que nunca havia reparado nessas manchas quadriculadas e hoje quando fui testar, forçando muito a barra, noto algo muito de leve no azul, mas só fiz o teste porque adquiri uma QN90C e com dois dias de uso reparei mais pro lado esquerdo alto umas listras jogando Forza Horizon 5, no céu do cenário.
É exatamente esse efeito grelha, mas na área citada parece haver um contraste maior entre linhas verticais claras e escuras, principalmente em tons de azul pra branco. Quando se roda aquele teste de cores para pixel, noto mais no azul.
em 15-01-2024 10:41 PM
Olá Paulo
Infelizmente para mim, os técnicos da autorizada Samsung que vieram até a minha casa não reconheceram o efeito "grelha" como um defeito e sim como uma característica da tecnologia de mini-led da Samsung. Portanto, ou me acostumo ou devo ir atrás do meus direitos para devolução do produto, já que é uma caraterística indesejada e não mencionada pela fabricante, que pode se caracterizar por propaganda enganosa.
15-01-2024 11:15 PM - editado 15-01-2024 11:17 PM
Entretanto adquiri outra TV (não Samsung) também com mini-led e posso dizer que a grelha não é visível.
A tecnologia não é perfeita, consigo apontar outros "defeitos" visuais, mas que aceito como limitações que possivelmente só serão ultrapassadas com os futuros micro leds. Porém, ver-se a olho nu a grelha dos leds é difícil de aceitar. Uma vez detectada, é impossível deixar de a ver. É inaceitável sobretudo quando falamos de TVs que não são propriamente baratas.
Felizmente consegui livrar-me da minha QE55QN90B, muito à custa da bondade e compreensão da loja onde comprei (como não é defeito e porque comprei na loja física, não eram obrigados a aceitar a devolução por lei).
em 16-01-2024 06:31 AM
Bizarro isso aí. Em 3 anos com a QN90A nunca reparei esse quadriculado jogando, mas em 2 dias com a QN90C essa grelha é visível, bastante do meio para o alto da tela no lado esquerdo em uma área, mas também noto mais de leve na parte de baixo do jogo Astro que vc postou. Acho curioso tão poucas reclamações sobre isso na net, porque na movimentação parece que a tela está suja em determinados momentos.