Eu penso que o problema é de expectativas.
Uma câmara capta a luz que o seu sensor é capaz durante um período de tempo e armazena os fotões em pequenos compartimentos. Depois, são aplicadas várias técnicas e algoritmos para chegar ao resultado final, a fotografia. Esses algoritmos são específicos de cada companhia e de modelo da máquina em questão. Na série A, a Samsung é conhecida por uma super-saturação das cores, o que acaba por ser ainda mais pronunciado quando a detecção automática de cenas está activa (como sugerido pelo
@Ricardo_S7). Uma coisa é certa: a pré-visualização que vês na app da câmara será diferente da fotografia final em 99,99% dos casos.
O meu S23 Ultra também aplica uns algoritmos muito fortes quando uso a câmara "normal". No entanto, quando uso o modo PRO com tudo automático, os resultados finais são muito mais parecidos com uma máquina dedicada, pelo que podes fazer essa experiência se tiveres acesso ao modo PRO no teu A54.
Finalmente, o ecrã da visualização das fotografias impacta consideravelmente a interpretação das cores que vês. O padrão dos ecrãs dos telemóveis Samsung é, mais uma vez, na sobre saturação das cores; para uma visualização mais próxima da realidade é necessário mudar o modo do ecrã para "Natural". Mesmo assim, a calibração do ecrã nem sempre é correcta, pelo que irás ver sempre cores com intensidades diferentes se passares a foto para um telemóvel de outra marca e para o ecrã de cada computador em particular (já para não falar da impressão da foto). Para uma avaliação consistente, é necessário passar a foto para o computador e ter o monitor calibrado (o que é feito com recurso a um aparelho chamado colorímetro).
No caso de existir efectivamente uma "mancha rosa", isso pode ser indicativo de defeito no sensor ou na câmara. Estou a admitir que as lentes estão bem limpas e não estás a fotografar contra a luz - caso contrário, o defeito não estaria no telemóvel. A verificar-se, o teu telemóvel deverá ser avaliado por um técnico especializado.