Fechar

What are you looking for?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Tópico original:

Desligar ou não RAM Plus

(Tópico criado em: 09-03-2025 11:15 AM)
319 Apresentações
Hugo81
Pathfinder
Opções
Viva,

Tenho lido frequentemente o aconselhamento para desligar a opção RAM Plus nos samsung s25ultra, ou em telemóveis acima dos 8gb RAM. Alguém que tenha uma opinião formada sobre isso que possa partilhar? O que acham, manter ligado ou desligar?
0 Gostos

3 Soluções

Soluções aceites
Solução
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Olá @Hugo81 

Se não existe necessidade, mais vale estar desligada, pois é um recurso desnecessário. Também na Comunidade a maioria mantém a opção desligada: https://eu.community.samsung.com/t5/forums/searchpage/tab/message?advanced=false&allow_punctuation=f...

Podes testar no teu uso para ver se faz diferença e, com base nisso, decidir como queres manter. Pessoalmente, é das primeiras alterações que faço, desligo, pois não vejo necessidade.

Ver solução na publicação original

Solução
Hugo  Miguel
Voyager
Opções
A melhoria foi obtida com a opção RAM Plus desligada.

0 Gostos
Solução
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
A RAM Plus funciona como o ficheiro de repartição Swap nos computadores com Windows. Isto é, é um ficheiro escrito na memória física de armazenamento do aparelho quando a memória RAM está completamente cheia.

Dada a gestão da memória RAM pelo Android, o normal é ter pouca RAM vazia. No entanto, como o S25 Ultra tem 12 GB de RAM, raramente é necessário ter mais memória que esses 12Gb. O que acontece é que algumas Apps podem ser desligadas (isto é, saem da memória RAM e, depois, têm que voltar a iniciar-se; por exemplo, se for um jogo que saia da RAM, quando voltares a esse jogo ele tem que passar pelo ecrã inicial, em vez de mostrar o último ecrã onde estavas).

A minha suspeita é que o Android não consegue distinguir facilmente entre memória RAM e a memória do armazenamento e vai utilizando consistentemente a RAM Plus, obrigando a um trabalho mais ou menos constante de escrita na memória de armazenamento. E isso é menos eficiente que utilizar apenas a memória RAM, gastando mais energia.

Como o @Ricardo_S7 e o @Hugo miguel, tenho sempre a RAM Plus desligada.

0 Gostos
9 Respostas
Solução
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Olá @Hugo81 

Se não existe necessidade, mais vale estar desligada, pois é um recurso desnecessário. Também na Comunidade a maioria mantém a opção desligada: https://eu.community.samsung.com/t5/forums/searchpage/tab/message?advanced=false&allow_punctuation=f...

Podes testar no teu uso para ver se faz diferença e, com base nisso, decidir como queres manter. Pessoalmente, é das primeiras alterações que faço, desligo, pois não vejo necessidade.

Hugo81
Pathfinder
Opções
Obrigado. Realmente não tinha ouvido falar nisso a não ser ontem... nunca tinha desligado. Bom, já desliguei... mas não influência o desempenho ou bateria? Obrigado
0 Gostos
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

@Hugo81 há quem diga que melhore, pois é sempre um recurso adicional que puxa mais pelo equipamento.

Hugo  Miguel
Voyager
Opções
Tanto no S22 Puls como no S24 Plus notei uma melhoria significativa no consumo de energia.
Hugo81
Pathfinder
Opções
A desligar a opção, certo? Vou testar.
0 Gostos
Solução
Hugo  Miguel
Voyager
Opções
A melhoria foi obtida com a opção RAM Plus desligada.
0 Gostos
Hugo81
Pathfinder
Opções
Ok, obrigado. Vou então testar por um mês
0 Gostos
Solução
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
A RAM Plus funciona como o ficheiro de repartição Swap nos computadores com Windows. Isto é, é um ficheiro escrito na memória física de armazenamento do aparelho quando a memória RAM está completamente cheia.

Dada a gestão da memória RAM pelo Android, o normal é ter pouca RAM vazia. No entanto, como o S25 Ultra tem 12 GB de RAM, raramente é necessário ter mais memória que esses 12Gb. O que acontece é que algumas Apps podem ser desligadas (isto é, saem da memória RAM e, depois, têm que voltar a iniciar-se; por exemplo, se for um jogo que saia da RAM, quando voltares a esse jogo ele tem que passar pelo ecrã inicial, em vez de mostrar o último ecrã onde estavas).

A minha suspeita é que o Android não consegue distinguir facilmente entre memória RAM e a memória do armazenamento e vai utilizando consistentemente a RAM Plus, obrigando a um trabalho mais ou menos constante de escrita na memória de armazenamento. E isso é menos eficiente que utilizar apenas a memória RAM, gastando mais energia.

Como o @Ricardo_S7 e o @Hugo miguel, tenho sempre a RAM Plus desligada.
0 Gostos
Hugo81
Pathfinder
Opções
Obrigado... costumo seguir um youtuber famoso por fazer só vídeos com samsung e um dos conselhos que deu foi desligar a RAM PLUS, para evitar engasgamentos já que a RAM é mais do que suficiente. Segundo algumas comunidades, está opção é benéfica para telemóvel com pouca RAM, no qual a própria Samsung aconselha a desligar para telemóveis top da marca...
0 Gostos