Fechar

What are you looking for?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Pular para solução SOLUCIONADO

Tópico original:

Lentidão ao instalar/atualizar apps

(Tópico criado em: 27-06-2023 01:31 AM)
1126 Apresentações
O_Tavares
Pathfinder
Opções
Boa noite comunidade! Para variar trago, mais uma vez, uma dúvida e como podem verificar pelo título, tem a ver com a lentidão que tenho verificado desde sempre quando instalo/actualizo uma app. Já desactivei a verificação por vírus durante a instalação e honestamente, pouca diferença fez... Há vezes, poucas, que efetivamente o processo de instalação é rápido tendo esta opção desactiva mas grande parte das vezes, é lento. Há alguma coisa que me esteja a escapar?
0 Gostos

1 Solução

Soluções aceites
Solução
O_Tavares
Pathfinder
Opções
SOLUÇÃO!

Boas malta, depois de muito experimentar, acabei por descobrir a solução para a lentidão na instalação das apps. Basicamente, a solução passa por desativarmos a verificação automática de vírus durante o processo de instalação nas definições de manutenção do dispositivo e ir às definições da playstore - geral - desativar otimização da instalação de apps.

NOTA: reforço que têm de estar estas duas opções desativadas!

Obrigado a todos pela vossa ajuda 👏💪

Ver solução na publicação original

18 Respostas
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Olá @O_Tavares 

Só ocorre ao atualizar através da PlayStore e não Galaxy Store, certo? Se sim, é "normal". O próprio antivírus presente no equipamento faz com que isso ocorra, pois verifica em segundo plano e só é possível que ele fique completamente desinstalado ao repor o dispositivo de fábrica e não ativar a opção na Manutenção do Dispositivo. Já na Galaxy Store, uma vez que é da própria empresa, essa verificação não ocorre, sendo mais rápida a sua instalação/atualização. 

Por fim, há quem refira que limpando a cache, através das definições, da Playstore, Google Play Services e Google Services Framework, ajuda a acelarar ligeiramente o processo.

O_Tavares
Pathfinder
Opções
Obrigado desde já pela resposta.
Sim, só acontece na playstore independentemente se tenho ou não a pesquisa automática por vírus durante a instalação desativada ou activada na secção de manutenção do dispositivo. De qualquer forma, foi experimentar limpar a cache como referes para ver se ajuda alguma coisa.
LexTalions
Big Cheese
Opções
Boas. O anti virus não influencia a velocidade de instalação/upgrade das apps. Eu tenho o S22 ultra e ele instala e faz upgrade das apps bastante rápido, na Internet que tenho em casa. Se for na rua com dados móveis, obviamente que é um pouco mais lento! Mas nada que seja caso para reclamar! Vê se não tens uma ou mais apps que estejam a consumir o tráfego de Internet mais que outras ou se têm autonomia para se sobrepor sobre o próprio sistema operativo do tlm! Muita gente não sabe mas Facebook, Instagram...tudo dá META se derem todas as permissões essas apps controlam o tlm todo em função delas!
O_Tavares
Pathfinder
Opções
Boas! Eu estou a referir-me apenas na parte de instalação, ou seja, ele faz download super rápido mas quando chega na parte de instalar, mesmo ficheiros muito pequenos, demora 1 minuto ou mais. No meu antigo telemóvel todo o processo de download e instalação era bem mais rápido que neste, meros segundos mesmo. Quando me referi ao anti vírus, foi porque também fiz uma busca por essa Internet fora e foram as respostas que obtive mas como não foi solução, vim aqui expor à comunidade eheheh
LexTalions
Big Cheese
Opções
Certo e por favor não pense que estou a duvidar do que diz! Acredito plenamente. Mas veja se não deu permissões a certas apps sobre o controlo total do sistema. Veja isso. Senão for isso então só vejo 2 soluções: uma repor o aparelho de fábrica e 2° falar com o apoio ao cliente através daqui da app Samsung Members e se tiver a sorte de apanhar um bom técnico ele remotamente vê logo qual é o problema. E digo isto por experiência própria. Espero sinceramente que resolva essa situação, porque lamento imenso quando ouço aqui na comunidade queixas do mesmo tlm que eu tenho "s22 ultra " eu devo ter tido imensa sorte com o meu.👍
O_Tavares
Pathfinder
Opções
Trata-me por tu sff 😁 só tenho 32 anos, um jovem ainda 😂 não achei que estivesses a duvidar de mim eheh apenas reforcei como é que a situação ocorria. Se fosse na parte do download, aí sim, seria a net mas tenho 1gb/200 da Vodafone e sempre sem falhas. Assim como os dados móveis que podem atingir velocidades de até 300mb e já medi a cima de 100mb por isso estou muitíssimo bem neste campo. Agora pelo que já li na net, isto é algo generalizado e o que corre no reddit é que ao desativar a buscar por vírus durante a instalação, acelera o processo o que não deixa de ser verdade mas não é permanente, varia bastante pois umas vezes é super rápido e demora uns 3 segundos a instalar como depois demora mais de 1 minuto. Vou verificar também essa questão das permissões mas julgo que esteja tudo correcto porque eu sou muito esquisito nas permissões que dou 😅 depois de 6 meses de uso, começo a perceber que o ponto fraco do telemóvel é de facto o CPU. O meu antigo p30 pro tinha um kirin 980 e aquilo era máquina. O s22 apresenta lentidão em determinadas situações, por exemplo: quando ligo a net e começo a receber muitas notificações ao mesmo tempo, é impossível tocar o telemóvel sem ele ter um delay enorme, coisa que não acontecia no p30 pro. Tudo tem pontos positivos e negativos e portanto o s22 ultra ganha aos pontos na câmara mas também já é um telemóvel mais atual que o p30 pro.
LexTalions
Big Cheese
Opções
Desculpa é hábito, claro que és um jovem, eu tenho 44 anos e também me acho jovem, apesar do cabelo branco😂. Então se tens essa velocidade de internet quase de certeza que é alguma app que tá a tirar "bastante" acesso da ram para ela! Faz o que te disse vê as permissões que as apps têm! E vê se tens alguma com controlo total do sistema! Ou então mete o tlm em modo seguro e instala uma app e vê se a velocidade é igual. 👍
O_Tavares
Pathfinder
Opções
Oh então somos os 2 uns jovens, um com cabelos brancos e outro já a ficar sem cabelo em cima mas sempre jovens 😂 as apps que aconselhas a verificar são as redes sociais basicamente certo? Ou há mais alguma em específico? De facto a minha RAM está sempre entre 1.9 a 2.3 disponível de 8gb mas acho que é feitio e não defeito porque já tive com um de exposição na mão e estava como meu xD
LexTalions
Big Cheese
Opções
Boa😂👍. Sim basicamente se for uma app com controlo total será uma app social em especial se for qualquer app da "Meta" (Facebook, Instagram whatsapp...etc) eles abusam mesmo! Aliás podes ir ver por ti os processos instaurados contra o Facebook e Instagram! Mas a pior de todas que na minha opinião devia sair da playstore porque é um "vírus do pior que há " é o TikTok! Se as pessoas vissem as permissões que essa porcaria tem ficavam parvas! Mas pior é que tá lá tudo especificado na playstore a dizer tudo a que esse "virus" tem acesso! Mas também há algumas apps da própria Google que se deres permissão também controlam o aparelho! Mas as apps da google são fáceis de cortar o acesso agora apps sociais há algumas que tu pensas que desistalaste ou que bloqueates as permissões e elas têm uma espécie de sub-app que continuam a controlar o aparelho! Um exemplo se tiveres Facebook vai a apps e vê se não encontras lá pelo menos 3 app relacionadas com o Facebook como META services, META interface....assim de cabeça, porque eu não uso nada dessas apps, mas a minha esposa tem no note 20 ultra dela e quando eu vi o que aquilo fazia, retirei tudo e ela entra pelo browser! Não custa nada e dás uma vista de olhos a tudo o que tens e o acesso que as apps tem! Garanto te que irás ficar surpreendido!👍