Fechar

What are you looking for?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Tópico original:

B&W fica com tom de café no meu S10+

(Tópico criado em: 23-12-2021 09:09 PM)
318 Apresentações
aspilobo
Apprentice
Opções
Fotografias cinematográficas a preto e branco apresentam um tom forte a café no meu Samsung Galaxy S10+, enquanto que no meu Huawei P30 Pro não constato o mesmo problema, mostrando as fotografias com um lreto profundo e um branco super luminoso. Os telemóveis da Samsung são tofos assim? ou será que o meu Samsung está estragado? já pus a cor do ecrã viva e normal, mas nada. O tom de café persiste 
0 Gostos
12 Respostas
Ricardo_S7
Samsung Members Star ★★★
Opções

Olá @aspilobo 

As tonalidades podem divergir de equipamento para equipamento e principalmente de marca. Se só notas isso nesse tipo de fotos, pode ser mesmo assim, até porque os equipamentos Samsung tem dos melhores ecrãs e cores disponíveis. Para despistes podes sempre repor o equipamento e se continuar é mesmo do modelo em questão.  No entanto, se achares que é alguma inconformidade, leva a um Centro de Assistência Autorizado para que possa ser verificado.

0 Gostos
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
Como é que estás a tirar ou a converter a foto para preto&branco?

No caso do meu Note 9, para tirar fotos preto&branco tenho que utilizar um filtro (existem 3 para preto&branco, com diferentes níveis de contraste entre as zonas claras e as zonas escuras). Se utilizar um desses 3 filtros, a imagem fica apenas com pretos, brancos e cinzentos. Do que descreves, parece que estás a utilizar um filtro sépia em vez de um preto&branco.

A alternativa é tirar uma foto normal e convertê-la em preto&branco. Há muitas apps para isso; podes usar o SnapSeed da Google que é bom e é grátis. Escolhes a imagem e aplicas um filtro ou acedes às ferramentas e retiras a saturação das cores (ajustando depois a luminosidade e outros parâmetros conforme o teu gosto).
0 Gostos
aspilobo
Apprentice
Opções
As fotografias foram tiradas por um fotógrafo profissional. Não tem sépia nenhuma. O efeito verdadeiro captado pela máquina só é perceptível no Monitor e no Huawei P30 Pro. No meu Samsung, é como se a foto tivesse levado com um filtro sépia em cima
0 Gostos
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
Se as fotografias foram tiradas numa máquina externa e depois importadas para o telemóvel, então depende muito do espaço de cores com o fotógrafo profissional usou. Provavelmente, estaremos a falar de AdobeRGB, o qual tem mais amplitude de tons que o padrão utilizado em tudo o que é informática, o sRGB.

Dependendo da calibração dos ecrãs que estás a utilizar (S10+, P30 Pro, ecrã do computador), poderás ver tonalidades completamente diferentes. Eu, que sou um fotógrafo amador, investi num monitor que permite a visualização do espaço sRGB a 100%.

Para obteres as cores mais exactas que correspondam a este espaço de cores sRGB, sugiro que coloques o ecrã no modo Básico. À partida, se o ecrã do S10+ não tiver nenhum problema, deverás ver as fotos com as cores mais exactas. Não te consigo ajudar com o ecrã do P30 Pro; possivelmente conseguirás encontrar a informação no manual do telemóvel.
0 Gostos
aspilobo
Apprentice
Opções
Obrigado! eu já pus o ecrã do S10+ no modo natural, no entanto o problema persiste. Faz-me confusão a lider de ecrãs de smartphones não estar a conseguir produzir melhores resultados do que um telemóvel da Huawei
0 Gostos
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
É possível colocares aqui a foto? Se a postares, ela ficará reduzida ao espaço sRGB, mas poderá ser um bom indicador da foto original.
0 Gostos
MoreiraNote
Samsung Members Star ★★
Opções
Se não puderes (ou não quiseres) colocar aqui a foto, lembrei-me de um procedimento que podes fazer.

Para testar se o problema é do ecrã ou da foto, acede à app Definições - Bem-estar Digital e controlos parentais - e carrega em Bem-estar Digital. Carrega, de seguida, em Modo hora de deitar e activa a primeira opção "Modo hora de deitar". O ecrã passará a preto&branco até ser desligado.

Se tudo o que visualizares no ecrã estiver apenas com pretos, brancos e cinzentos, então o ecrã deverá estar a funcionar perfeitamente. Caso contrário, se vires alguma tonalidade diferente destas três, aconselho o recurso à garantia para a reparação do ecrã.

Se tudo estiver OK, abre agora a foto e verifica se está agora tudo correctamente a preto&branco. Se sim, o problema é do ficheiro da foto. Se vires agora tonalidades de sépia, o problema não está na foto nem no telemóvel, mas deverá estar em ti (óculos polarizados ou outras coisas que façam alterar os tons).

No final, coloca o ecrã novamente no modo normal. Acedendo ao mesmo menu acima indicado, carrega no botão "Terminar Modo hora de deitar".
0 Gostos
fsousa
Legend
Opções
Do meu note 10 plus 5G as fotos em preto e branco ficam brutais PSX_20210715_223256_459_1626388376.jpgPSX_20211108_214330_4588_1636407811.jpgPSX_20210821_140019_483_1629554420.jpgIMG_20201017_092525_786_1275_1606999044.jpg
0 Gostos
aspilobo
Apprentice
Opções
eu a falar do ecrã. No meu PC e no meu Huawei P30 Pro ficam lindas e vivas. no meu S10+ ficam com tom de café
0 Gostos