em 17-03-2019 03:16 PM - última edição em 15-04-2019 10:57 AM por ShaneB
Este testamento será o meu último update acerca do tema altímetro/barómetro do Samsung Galaxy Watch e, globalmente, acerca do comportamento da Samsung Portugal.
A Samsung Global passou de uma forma bastante vincada a mensagem da capacidade de monitorização da actividade desportiva deste relógio, seja onde for! Como já disse num post anterior, foi esse o principal motivo para eu o comprar. Um dos argumentos era que o relógio tinha tantos sensores para tudo e mais alguma coisa que era um dispositivo standalone permitindo, assim, às pessoas que fossem correr ou andar de bicicleta deixar o telemóvel em casa.
Depois de 1001 teorias e justificações, afinal, para o relógio dar valores correctos da pressão atmosférica/altitude tem de estar ligado à internet… Quer dizer, um dispositivo wearable com um sensor físico dedicado para a medição de pressão atmosférica precisa, além da calibração constante, de uma conexão permanente à internet para garantir resultados correctos!? Para quê que tem o sensor então?
Eu comprei o relógio para, quando vou andar de BTT, não ter de andar com o S7 atrás de mim mas, afinal, não só tenho de o carregar às costas (literalmente) como ainda necessito SEMPRE de uma ligação permanente à internet para o relógio (equipado com hardware específico para o efeito) emparelhado funcionar correctamente?!?! Mas faz algum sentido isto?!?!
O S7 sempre conseguiu fazer as medições correctas (ver imagens do Samsung Health em anexo), nem sempre nos valores absolutos mas sempre nos relativos (e com informações mais relevantes como o elevation gain, o que é estranho já que ambos utilizam a plataforma Samsung Health…) das minhas voltas de BTT, só utilizando os sensores internos mais o GPS ligado, SEM ter os dados ligados, e a tecnologia é uns 3 anos mais antiga do que a do relógio!!
Na banha da cobra que a Samsung tem no seu site sobre este relógio afirma:
Trace o seu rumo. O Samsung Galaxy Watch vem com GPS integrado para que saiba onde está e para onde vai. Além disso, integra um altímetro e um barómetro para quando precisar de sair da rota.
Aparentemente, o montanhista da foto em anexo estará muito longe da civilização e, por isso, não terá acesso a uma rede de dados móvel (o que explica que, nessa imagem, a 1250 m de altitude o relógio indique a pressão atmosférica errada de 1024 hPa. A essa altitude, a pressão devia andar pelos 875 hPa…). Este exemplo de marketing e publicidade enganosa é só mais um das várias falsidades/omissões da empresa em relação a este produto. Vendem essa imagem da aventura e do “sair da rota” MAS afinal precisa de ter um acesso permanente à internet para ter resultados fiáveis e nem o referem no site?!?! Acham isto normal!?
Para TUDO o que eu utilizo este relógio, este funciona mal!! Outro exemplo, mas que não está relacionado com o altímetro/barómetro, obviamente, por duas vezes, e em dias diferentes, tinha o relógio pousado em cima de uma mesa (durante horas), quando peguei nele recebi a notificação bastante detalhada das diferentes fases do sono que eu tinha acabado de ter... sim, o relógio estava pousado em cima da mesa!!!!).
Disponibilizei-me várias vezes para fornecer à Samsung Portugal todo e qualquer ficheiro do meu relógio/telemóvel/Samsung Health e assim averiguarem, verificarem e caracterizarem todas as INÚMERAS situações e casos de resultados absolutamente ridículos para, eventualmente, trabalharem para uma solução para estas questões, por exemplo, num update de software. Infelizmente ignoraram sempre a minha disponibilidade de partilhar dados tão cruciais neste tipo de desenvolvimento e optimização de produto. Pura e simplesmente não querem saber!
Se eu fosse um reviewer de um desses sites com alto tráfego a apontar estes defeitos ao relógio, a Samsung muito provavelmente (aliás como já fez várias vezes, desde a troca do equipamento a actualizações de software), iria mover mundos e fundos para resolver esta questão. Mas como sou apenas um utilizador pagador… ignoram…
Propus à Samsung Portugal a devolução do relógio por este falhar rotundamente nos casos que lhes apresentei (mas também noutros) e expus aqui na Comunidade, mas recusaram. Os “engenheiros da Samsung” disseram (e já me estou a repetir…) que para eu ter resultados correctos (sim, é verdade, ver imagens em anexo) tenho de ter o relógio continuamente ligado à internet... Sinto-me enganado, ponto! Disse e mostrei à Samsung o porquê de estar bastante desiludido e fui ignorado na minha proposta. Dizem que não aceitam devoluções por estes motivos. Como é que é possível!?!? Felizmente para mim que esses telefonemas foram todos gravados…
Após todos os maus episódios que a Samsung Global tem tido ao longo dos anos, já devia saber que as pessoas que têm más experiências com os seus produtos serão, sempre, mais activas e detalhadas nas críticas públicas do que os elogios das pessoas que não tiveram problemas. Faz parte da natureza humana mas, no entanto, a empresa mantêm uma passividade bovina assustadora!!
Tal como disse à Samsung Portugal, e repito por escrito aqui na Comunidade, a única coisa que conseguiram com esta abordagem tão decepcionante foi terem perdido um fiel cliente de longa data da marca (nomeadamente de produtos de diferentes gamas Galaxy: S2, S5, S7, Tab S4 e Watch).
Para finalizar, ainda censuraram a minha avaliação de 2 estrelas ao relógio no site da Samsung Portugal. Quer dizer, só autorizam avaliações de 4 e 5 estrelas? Assim, é muito fácil ter dispositivos altamente avaliados pelo mercado…
Isto é uma vergonha Samsung!!!
Rui
Exemplo de dados gravados pelo S7
Exemplo de dados gravados pelo relógio
Imagem do site da Samsung Portugal sobre o relógio
Altimetria do GPS referência
Altimetria medida pelo relógio com a rede de dados do telemóvel sempre ligada
em 05-04-2019 05:25 PM
Olá @Rui_Pedro,
Obrigada por expores esta questão detalhadamente. Informo-te que encaminhei internamente esta situação para a equipa responsável da Samsung e serás novamente contactado em breve.
em 05-04-2019 05:35 PM
Infelizmente nas minhas duas últimas voltas de BTT, mesmo com a rede de dados móveis ligada, o relógio voltou a falhar catastroficamente e já reportei estes casos à Samsung com os respectivos resultados....
Enfim...
em 07-05-2020 09:18 PM
Eu uso o G3 fronteier. ESTOU FELIZ COM O RELOGIO. Nao tenho razao de queixa nenhuma. Agradaço bastante por terem desenvolvido esta "maquina". Quanto ao barometro ainda nao o testei. Ja testei as provad de IK e IP e estou satisfeito. Incluindo uma vez esqueci o no bolso das calsas e meti as calsas a lavar a 45 graus em 2 h e 30. E o relogio ESTA A FUNCIONAR. IMPECAVEL.
em 01-12-2020 02:37 PM