"Bonito" e "maravilhoso" são dois adjectivos que não se enquadram lá muito bem no que foi este Unpacked. Foi uma enorme campanha de marketing sobre um conjunto nebuloso de coisas a que se designou por "AI". Dos telemóveis, pouco se viu. 😔
Para alguém como eu, que não vê aplicações práticas de AI (mas vê os custos para a sociedade em termos de custos de energia e de utilização de água potável para arrefecer servidores massivos), toda a apresentação foi aborrecida. Até porque as linhas entre o que é "machine learning" e "Inteligência Artificial" não são demarcadas de propósito, para inflacionar esta coisa de "AI", e nem se sabe muito bem o que é feito no telemóvel e o que tem que ser processado na "cloud".
Quanto ao S25 Ultra em termos de hardware, existem algumas coisas novas, que tornam o telemóvel ainda mais capaz de durar os 7 anos de suporte anunciados. Coisas como o novo processador - segundo testes noutras marcas, está ao nível de Intel Core i5, mas com um muito menor consumo de energia, o que é óptimo para renderizar vídeos, masterizar podcasts e outras cenas intensivas; suporte para Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 permitem mais velocidades de transmissão de dados e menos consumo e energético; o ecrã plano (como o do S24 Ultra) permite que o telefone seja mais resistente a quedas acidentais e a camada anti-reflexo é algo que é preciso ser vista em pessoa para se ver a enorme diferença que isso faz; os novos sensores de 5x e 0.6x (em relação ao S23 Ultra) trazem vantagens para retratos e paisagens (respectivamente); e até os altifalantes são mais poderosos. Se isto é suficiente para uma actualização, só a necessidade e a carteira de cada um é que pode dizer.
Finalmente, o Gemini de borla é para 6 meses, de acordo com o anunciado no Unpacked. Depois disso, será a cobrar (o custo mensal anda pelos 20€ actualmente).