Os DAC não são criados todos iguais. Eu tenho dois, um de uma marca anónima e outra da Apple. No primeiro noto um ruído de fundo, que é altamente incomodativo quando a música ou o vídeo param de tocar; o da Apple funciona, apesar de parecer que se vai estragar aquele fio fininho a qualquer momento.
A outra parte da equação é os auscultadores em si. Cada modelo de auscultadores tem uma necessidade mínima de potência diferente para soarem; uns auscultadores de introduzir nos ouvidos costumam ter uma necessidade de potência baixa, enquanto que os que cobrem os ouvidos costumam ter uma necessidade de potência maior. A maneira mais simples é olhar para a impedância - quanto maior for o valor, mais potência requerem. Eu tenho uns Seinnheiser HD600 com 150 Ohms de impedância, os quais já necessitam de um amplificador para soarem bem; já os IEM Moondrop Aria soam (relativamente) bem com praticamente qualquer DAC.
O pormenor do bloqueio do ecrã é mesmo estranho e não o consigo reproduzir.
Se conseguires ir a uma loja, tenta experimentar um outro DAC. O da Apple funciona bem e não é excessivamente caro para a qualidade que tem. Caso tenhas uns auscultadores que necessitem de um amplificador, então aconselho a dares uma vista de olhos nos FiiO (eu tenho um Q3C e estou muito satisfeito).