A Samsung é uma empresa que vende muitas coisas, incluindo telemóveis. Ao contrário da Google e da Apple, que têm comissões nas lojas por eles curadas, a Samsung não recebe mais tostão após a venda de um aparelho. Então, sim, é claro que o interesse da Samsung é vender mais e mais telemóveis.
Discordo que queiram vender apenas a linha S. O grande foco está nos dobráveis, pois é onde as margens são maiores, e os modelos de baixa gama, onde não quer perder quota de mercado. Acredito que seja por isso que a Samsung parece estar a marcar passo nos topos de gama da linha S.
Quanto ao Android 15, tenho e não parece nada de mais. Vendo a análise do site ARS Technica, uma parte das melhorias é através dos Google Play Services, pelo que nem sequer são exclusivas do Android 15 (cf.
https://arstechnica.com/gadgets/2024/10/android-15s-security-and-privacy-features-are-the-updates-hi... e comentários). Por sua vez, a versão 14 também não tinha sido nada de mais (cf.
https://arstechnica.com/gadgets/2023/10/android-14-review-theres-always-next-year/).
Dito isto, e para que fique bem claro mais uma vez, quem quer as actualizações mais rápidas de Android deveria comprar um Google Pixel.
O facto de muitos melhoramentos que a Google introduz no AOSP já estarem há anos em aparelhos Samsung não mudam esse paradigma: os primeiros a actualizar (na maioria das vezes) são os Pixel.
Quanto ao Android 16, estou para ver como irá funcionar. Parece ser o que a Google já fazia com Service Packs trimestrais, pelo que muda é o número da versão de Android.
E sim, a Samsung está a apostar em serviços ligados a "AI", mas está a fazer um mau serviço de distinguir o que é processado no telemóvel e o que vai "à núvem". Serão apenas os serviços ligados ao Gemini que serão pagos, pelo que podes sempre alterar o Assistente para a Bixby e tentar, tanto quanto possível, processar as coisas no telemóvel (nas Definições da Samsung AI, tem um botão para restringir o uso da "núvem" e, assim, evitar pagamentos futuros).
Quanto ao teu telemóvel em particular, ele irá receber a actualização dentro em breve. E, se não tens nenhum problema com ele de momento, então a actualização nem sequer é urgente. Sugiro, no entretanto, que prepares uma cópia de segurança, para evitar possíveis dissabores quando a actualização se materializar.