em 14-02-2022 03:52 PM
- Marcar como novo
- Marcador
- Subscrever
- Silenciar
- Subscrever fonte RSS
- Destacar
- Imprimir
- Denunciar conteúdo inapropriado
Comprei um televisor SAMSUNG UE55RU7305KXXC de 55” na Radio Popular, o aparelho encontra-se no período de garantia e faz estalidos durante o funcionamento e num período de tempo após ser desligado.
No dia 04/11/2021 recebi a visita dum técnico da AT Informatica para verificar a anomalia por mim referida. No relatório técnico é mencionado: "Verificado estalos de dilatação. Explicado ao cliente tratar-se de uma característica da marca. Cliente insatisfeito. Equipamento encontra-se dentro das normas do fabricante".
Os estalidos da televisão são muito incomodativos não podem ser uma característica da marca, pois tenho um televisor Samsung de 40" que não faz esse barulho característico. Tenho um outro de 50" duma outra marca que também não o faz.
A função do televisor é reproduzir imagem e som sem fontes de ruído estranhas à emissão. Se tal acontecer o aparelho tem defeito. Deveriam utilizar materiais adequados às condições de funcionamento.
Após a visita técnica enviei um e-mail à Samsung que respondeu:
“No seguimento da sua consulta, informamos que os centros de assistência técnica autorizados Samsung são a entidade competente para analisar, verificar anomalias, sua origem e consequente reparação. O parecer por estes emitido é também o parecer final da Samsung”.
A Samsung também referiu que “uma vez que o equipamento se encontra dentro de todos os parâmetros por nós definidos enquanto fabricante (verificar pág. 147 do manual), informamos que iremos desta forma encerrar o processo por esta via”. Esse manual a que se referem não é o manual que acompanhava o equipamento, é um documento que disponibilizaram online e que tem data posterior à da compra do aparelho.
Na documentação recebida com o televisor (User Manual língua multi e warranty card), não existe alguma referência à possibilidade do equipamento produzir estalidos. A Samsung referiu que a anomalia é uma característica técnica do modelo e no manual, no capítulo 08 nas características técnicas não existe qualquer referência a tal, como não existe na restante documentação que acompanhava o equipamento.
Pesquisei no site da Samsung e vi que colocaram um documento em pdf intitulado e-Manual Português (que era impossível acompanhar o equipamento, pois a sua data da sua publicação é fev 17.2021, data posterior à compra do aparelho) e que refere na página 147: “O problema - O televisor está a produzir um estalido. Tente o seguinte! A expansão e a contração do revestimento exterior do televisor pode produzir um estalido. Não se trata de uma avaria do produto. O televisor pode ser utilizado em segurança”. Trata-se duma opinião não fundamentada, sem algum interesse e a situação é devida apenas à utilização de materiais não adequados para a sua função.
“Pode produzir um estalido” quer dizer que o defeito não está presente em todos os equipamentos, há equipamentos em que é produzido e nos outros não, dependendo do fator sorte. Contudo no meu televisor não se produz um só estalido mas é um ruído repetitivo. Tal anomalia prejudica o bom funcionamento do televisor sendo um defeito do equipamento bastante incomodativo.
Se o ruído for consequência da dilatação/contração dos materiais da caixa do televisor é porque os materiais utilizados não têm a qualidade necessária para as funções que desempenham (sendo portanto um erro de projeto).
O facto de colocarem um manual em pdf à posteriori no site da Samsung constitui um abuso de direito e uma prova de má fé por parte da marca.
Entretanto tive de comprar uma outra televisão (de outra marca, claro) e a única certeza que tenho é que não voltarei a comprar mais algum artigo da marca Samsung.