Suporte

Open search

[Tópico da Semana] - 5 dicas para economizares os dados móveis do teu equipamento

MartaC Moderator
Moderator

Olá Comunidade! 

 

Nos dias que correm tomamos a Internet como um dado adquirido. Através do Wi-Fi ou dos dados móveis, estamos sempre ligados. No entanto, no momento em que mais precisamos um e outro falham-nos e vemo-nos em apuros. Já aqui vos falei de como fico ansiosa com a ideia de ficar incomunicável num sítio que não conheço ... por esse motivo é para mim importante economizar os dados móveis do meu plano de comunicação. Se esta é também uma preocupação com que te debates no dia-a-dia, este tópico é para ti. 

 

woman-with-phone-e1559265373841.jpg

 

1. Activa o economizador de dados

Uma vez activo, o economizador de dados impedirá as aplicações executadas em segundo plano de enviar ou receber dados e consequentemente diminuirá o consumo de dados móveis. Para activares esta funcionalidade acede a Definições > Ligações > Utilização de Dados > Economizador de dados e toca no interruptor para concluíres a sua activação.

 

Caso pretendas, poderás criar uma excepção para algumas aplicações. Para isso clica em “Permitir app com Eco. dados ligados” e selecciona as aplicações em causa.

 

2. Opta pelas versões lite das tuas aplicações preferidas

As aplicações lite, são versões mais leves de uma aplicação principal e que te permitem reduzir o consumo de dados móveis ao final do dia. Facebook, Messenger e Skype são algumas das empresas que já criam versões lite das suas aplicações.

 

3. Usa as definições a teu favor

Caso utilizar as versões lite das aplicações que mais utilizas não seja viável para ti, sugerimos que te socorras das definições dessas mesmas aplicações para reduzir o seu consumo. À semelhança dos nossos equipamentos, algumas aplicações também disponibilizam a funcionalidade “Economizador de Dados”, como é o caso do Facebook. A activação desta funcionalidade irá reduzir o tamanho das imagens e impedir a reprodução automática dos vídeos apresentados no teu feed.

 

Acede às definições do Facebook no teu smartphone, selecciona a opção “Poupança de dados” e conclui a sua activação deslizando o interruptor para a direita.

 

4. Autoriza downloads apenas por Wi-Fi

Outra forma de controlares o consumo de dados móveis dos teus equipamentos é permitindo que as suas aplicações sejam actualizadas apenas quando estás ligado ao Wi-Fi. “E como é que eu faço isso, Marta?”, perguntas tu. É muito simples. Abre a play store e acede às definições. Uma vez aqui clica em “Actualizar aplicações automaticamente” e escolhe a opção “Apenas por Wi-Fi”.

 

Se quiseres ir mais longe, podes definir também que o download de novas aplicações seja feito apenas através de uma ligação ao Wi-Fi. Para isso deverás escolher a opção “Preferência de transferência da aplicação” e escolher novamente “Apenas por Wi-fi”.

 

5. Se criterioso na escolha do teu tarifário

Por fim, mas não menos importante, informa-te sobre os diferentes tarifários disponíveis no mercado e opta por aquele que te oferecer mais dados por um menor preço. Hoje em dia são já vários os tarifários que oferecem um conjunto de aplicações sem gastar dados. Verifica se tratam de aplicações que utilizas com frequência e se não será mais vantajoso optar por esta opção.

 

Dica extra: Se quiseres ir mais longe, podes definir também que o dowload de novas aplicações seja feito apenas através de uma ligação ao Wi-Fi. Para isso deverás escolher a opção “Preferência de transferência da aplicação” e escolher novamente “Apenas por Wi-fi”.

 

smartthings-wifi-FB-v11-Max-on-sofa-950x497.jpg

 

Têm mais dicas? Partilhem com a restante Comunidade respondendo a este tópico. 


***

Queremos conhecer-te. Diz "Olá" à Comunidade aqui Smiley feliz.


 

1 RESPOSTA 1
Highlighted
Superuser I
Superuser I

Olá @MartaC 

Muito obrigado por mais uma ótima partilha!

Dicas nunca são de mais, e no que diz respeito a uso de internet, todas são bem vindas


| Se ajudei, considera 'Aceitar Como Solução', a fim de ajudar outros Membros da Comunidade Samsung. Se gostaste, dá 'Gosto' ao comentário |
| 1º Superuser e Embaixador da Samsung Portugal |
Galaxy Unpacked 2019 - Experiência Superuser
IFA 2019 - Experiência Superuser

Autores com maior número de gostos